Por que devo ler para os meus filhos?
7 de agosto de 2018
Procedimentos de segurança e higiene para 2021
2 de janeiro de 2021
Exibir tudo

O que é preciso para aprender Matemática?

Alunos bem-sucedidos em outras matérias costumam apresentar dificuldades em matemática, por que isso acontece? 

Na matemática, o grande valor atribuído aos algoritmos convencionais leva os professores a introduzi-los precocemente, antes da criança estabelecer relações mentais entre pequenas e grandes quantidades, antes de solucionar, pelo cálculo mental, situações problema que envolvem essas quantidades, antes de criar representações espontâneas das mesmas e de suas relações. Muito antes de construir as operações lógicas e as aritméticas, a criança vem sendo treinada a reproduzir mecanicamente e a utilizar algoritmos aritméticos que não pode ainda compreender.

A pressa, a inadequação dos livros escolares, a necessidade de mostrar o uso dos mesmos aos pais, uma vez solicitados pela escola, tem como dura consequência, a memorização de procedimentos relacionados à determinadas palavras chave, em detrimento da compreensão da situação e do próprio processo pela criança.

Para os alunos aprenderem bem a matemática é preciso que a escola valorize o raciocínio; o estabelecimento de relações; as tentativas, permitindo o erro, a verificação, a troca de ideias entre companheiros; possibilite a discussão sobre os processos utilizados por cada aluno para chegar à resposta, tudo isto sem dar resposta, sem assinalar o acerto ou o erro.  Ainda mais, o professor precisa perceber a necessidade de delimitar o problema quando necessário, fazer perguntas, dar contraexemplos, pedir provas e justificativas para as respostas. Precisa saber fazer pensar, levar a criança a duvidar de suas próprias respostas, conferir e construir justificativas para o processo desenvolvido chegar a elas.