Procedimentos de segurança e higiene para 2021

O que é preciso para aprender Matemática?
15 de agosto de 2018
Exibir tudo

Procedimentos de segurança e higiene para 2021

Atendimento em consultório e Covid-19: um breve guia de como se proteger em meio à pandemia

 

O maior desafio que enfrentei desde que a pandemia começou foi encontrar protocolos de segurança capazes de me proteger e aos meus pacientes – afinal, dada a natureza do trabalho de psicopedagogia, nem todos os atendimentos podem ser feitos à distância. Depois de uma intensa pesquisa e de ‘quebrar a cabeça’ sobre como adequar a rotina ao momento pelo qual o país tem passado,  finalmente encontrei o conjunto certo de medidas de prevenção, que gostaria de compartilhar com vocês. Afinal, não é porque 2020 terminou que devemos deixar de nos preocupar com a disseminação da Covid-19. 

 

1.Agendamento:

O cuidado começa já no momento do agendamento: sempre que um possível novo paciente me procura, faço uma série de perguntas para identificar se ele apresenta sintomas de Covid-19 ou teve contato com alguma situação de risco de contágio ou contato com alguém diagnosticado com Covid-19. Em caso positivo, a primeira consulta acontece remotamente, via webcam. Já nos casos de atendimentos semanais, precisei contatar cada paciente um ou dois dias antes de cada consulta fazendo as mesmas perguntas sobre sintomas e possível contato com situações de risco.  Nos casos positivos, os atendimentos presenciais foram suspensos por 15 dias, e a substituição por atendimentos online foi avaliada caso a caso. 

 

2.Higienização: 

Antes de cada consulta, todos os equipamentos e móveis que tenham tido qualquer tipo de contato com pessoas precisam passar por um processo de higienização – muito embora pareça algo um tanto quanto óbvio, muitas pessoas acabam esquecendo de higienizar as cadeiras em que os pacientes se sentaram e mesmo os batentes de portas, que acabam sendo tocados acidentalmente. 

 

3. Escolha móveis e utensílios que possam ser higienizados com facilidade

Evite poltronas e sofás completamente revestidos de tecido, que acabam ficando úmidos quando higienizados com álcool – se você estiver na etapa de montar seu consultório, opte pelo couro ecológico e pela camurça, que podem ser limpos com facilidade entre consultas! Outra opção é investir em capas impermeáveis para sofás e poltronas, que podem ser limpas com facilidade.

 

4. Equipamento de proteção individual (EPI)

Além de usar máscara e luvas descartáveis, tenho uma caixa de máscaras no escritório para entregar a paciente que possam ter esquecido de trazê-las. As luvas descartáveis são trocadas sempre que uma sessão termina, e higienizo minhas mãos no intervalo entre uma consulta e outra.